Aonde Estamos?

Estamos localizados na Rua Daltair Paulino, 183 no Jardim São José em Campinas, e o horário de nossa Escola é todo domingo as 9hs da manhã.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Liçao 9 Atos dos Apóstolos (A CONVERSÃO DE PAULO)

INTRODUÇÃO
Paulo foi um homem que destacou se na sua sociedade. Mais o que levou a tão grande obra, veremos nesta lição a grandeza de sua chamada e vocação.


1.       SAULO DE TARSO.
Saulo é o nome hebraico (pedido a Deus). Depois da conversão ele é chamado de Paulo, nome romano (pequeno).
Paulo teve uma formação cultural e religiosa muito  elevada, formado aos pés de Gamaliel. at 22.3. A sua formação cultural lhe deu  suporte no seu ministério, no que diz respeito ao seu livre acesso dentro do império romano. Em momento oportuno recorreu a sua cidadania; que era romana por nascença ver At 16.34-39.22.25-29. Paulo aproveitou da sua cidadania como também das suas prisões, para pregar o evangelho a governos e tribunos.
      Têm você aproveitado as oportunidades para levar Cristo ás pessoas? Nos nossos dias ainda há países que não é permitido à entrada de missionários, mas à de profissionais; assim importa que o evangelho seja pregado. Somos cidadãos Brasileiros porem embaixadores de rei Jesus, e estes representa a sua pátria. 
       2 .A CONVERSÃO DE PAULO.
             A conversão de Paulo começou com a morte de Estevão. Como vemos  Na lição anterior, o sangue dos mártires são as sementes do cristianismo, Jesus falou em jo 12.24, se o grão não morrer não da  fruto. Isto quer dizer também que só podemos  dar frutos se morrermos para o mundo.
          Paulo continuou o seu caminho, mas aquela sena não saiu de sua mente. Jesus lhe aparece no caminho de damasco e lhe diz: eu sou Jesus a quem tu persegues, duro e para ti recalcitrar contra os aguilhões. At. 9.5. No oriente quando um animal se tornava obstinado o seu condutor  espetava-o com uma vara com ponta de ferro(o aguilhão). Os movimentos do animal então aumentavam a dor. Jesus pretendia ensinar a Paulo que lutando contra Deus apenas prejudicava a se mesmo.
      Quando comparamos Atos 9.7 com 22.9 na verdade eles ouviram a voz, porém não entenderam a mensagem cf.Jo. 12.28-30 isso mostra a grandeza de sua chamada.                                                      É importante notarmos que depois de algum tempo Paulo reaparece pregando. (ver Gal 1.17 cf. Ex cap. 3,4). Quando os irmãos o viram ficaram receosos então aparece barnabé que confirma a fé de Paulo aos irmãos At 9.27. Parece que a conversão de Paulo não tinha chegado ao conhecimento dos irmãos que estavam  em Jerusalém. Não podemos esquecer que não havia meios de comunicação como hoje.
    “Puseram em um cesto e desceram”At 9.25. Hoje há muitos homens de Deus que estão em destaque na TV etc, mas do outro lado há grupos que seguram a corda. Nem um trabalho destes seria feito se não fossem estes anônimos para o mundo, porque Deus conhece cada um e para cada um tem o seu galardão.
3. PROPÓSITO DA VOCAÇÃO DE PAULO
Quando Paulo recebe a visita de Ananias ele estava cego At 9.17.  Sua restauração foi dupla; pois também fez enxergar que o Senhor lhe chamava para uma grande obra entre os Gentios. O estremo zelo que ele tinha pela a sua religião levou a perseguir ardentemente a igreja. Pessoas zelosas quando vem para cristo se tornam zelosas e defensores da fé. A firmeza de sua vocação deu lhe força para resistir às muitas lutas e perseguições que ele sofreu dos judeus. Temos que ter firmeza para que o nosso testemunho não seja invalidado por qualquer coisa. 
CONCLUSÃO
Deus tem chamadas de diferentes formas, mais o propósito é a sua exaltação e o crescimento do seu reino. 
Professor Odilon Gonçalves

Um comentário:

  1. A Paz...Meu querido e amado irmão no Senhor e também nas afliçoes, a graça Dele inunde sua vida e sua casa amem.
    Nisto que venho pensando a dias,... como a fala de Lucas em defesa do apostolo Paulo, Atos 9/7 Lucas escreve os que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguem. ( Entendo e penso em dois grupos de pessoas que acompanhavam o apostolo naquela viagem, sendo distintos e conhecidos para a aplicação da tarefa a ser realizada...tem um grupo que ouve e não vê...tem um grupo que vê e não ouve, sim já vamos chegar lá. )
    -DEIXEMOS BEM CLARO QUE ESTE GRUPO É O QUE *** VAI *** E AGORA FALAREMOS DA FALA DO APOSTOLO QUANDO EM SUA DEFESA FALA SOBRE AQUELES QUE *** ESTAVAM ***
    ATOS 22/9, Agoras o apostolo Paulo fala a respeito deste grupo seleto, penso em um grupo que realmente tomou a causa para aquela missão juntamente com os outros, emtão é possivel pensar em dois grupos que acompanhava para a cidade de Damasco...( Entendo e penso em dois grupos de pessoas que acompanhavam o apostolo naquela viagem, sendo distintos e conhecidos para a aplicação da tarefa a ser realizada...tem um grupo que vê e não ouve...tem um grupo que ouve e não vê ), é apenas uma observaçao sem nenhum punho radical, ficando bem claro o que realmente me glorio, é na multiforme palavra de Deus. Grato

    ResponderExcluir